Descrição
Nos nossos passeios de birdwatching escolhemos as melhores zonas para observação de aves e vida selvagem em Portugal, adicionando sempre uma vertente cultural e histórica dos locais visitados, proporcionando assim uma visão global do nosso património.
Neste percurso na Reserva Natural do Estuário do Tejo, vamos ter a oportunidade de visitar as salinas do Samouco e observar a grande diversidade de avifauna aqui existente. Esta reserva é considerada uma das mais importantes da Europa, é a zona húmida mais extensa do país com uma grande biodiversidade e variedade de habitats e uma das maiores extensões contínuas de sapal.
As salinas do samouco constituem um complexo único no estuário, constituído por 56 salinas e ocupando uma área de 360 hectares, são um exemplo de biodiversidade e património sociocultural. Estas salinas são as únicas a conservar o método tradicional da produção de sal, artesanalmente produzindo sal marinho fino e grosso e flor de sal de extrema qualidade.
Neste passeio de meio dia teremos a oportunidade de observar flamingos, alfaiates (o símbolo do parque), garças, pernilongos, colhereiros, gansos, patos-brancos ou a águia-pesqueira. entre muitas outras espécies. Iremos ainda conhecer os extraordinários burros mirandeses, raça portuguesa em vias de extinção, que a Fundação Salinas do Samouco ajuda a preservar.
Mais que um produtor de sal, o complexo das Salinas do Samouco inclui um projeto ecológico e ambiental de proteção e conservação de habitats naturais de flora e fauna, sendo um local de alimentação, refúgio e nidificação para milhares de aves (mais de 170 espécies) e uma variedade de peixes, crustáceos e pequenos animais.
- 1/2 Dia
- 2 ou mais pessoas
- Alcochete